top of page

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2020 De 18 a 25 de setembro

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Comumente chamados de “caminhoneiros”, o profissional motorista caminhão (carga ou passageiro), está com sua profissão regulamentada desde 2015. E por sua natureza intensa, o motorista de caminhão está exposto a diversos riscos. Riscos que envolvem acidente de trânsito, que podem ter como causa fatores que vão desde fadiga, estresse, entre outros. Pois fatores como esses, relacionados ao reflexo e raciocínio comprometido, aumentam exponencialmente o risco de acidente. Então é por isso que estamos aqui hoje. Vamos conversar sobre os riscos que esses profissionais estão expostos e vamos passar dicas que podem proporcionar um ambiente mais seguro e saudável para o mesmo. Primeiramente vamos relacionar algumas falhas que geram a insegurança do motorista:

Falta de capacitação ou treinamento do profissional; Jornada de trabalho muito extensa; Veículo defasado, com falta de manutenção; Percurso mau projetado ou a falta do roteiro; Carga com excesso de peso; Excesso de velocidade. Estes são alguns pontos que devem ser observados. Para você, motorista de caminhão, é preciso ir além do senso de responsabilidade. Vamos a algumas dicas: É importante uma jornada saudável, com descansos regulares de pelo menos 30 minutos a cada 6 horas no volante. Além disso, vamos relacionar alguns dos riscos que o profissional está exposto: Riscos Físicos Ruídos vindos do motor ou de ambiente externo (veja DDS sobre riscos do ruído); Vibrações, ou comumente falados, os balanços do veículo, seja por problema das ruas ou problemas mecânicos; Iluminação, tanto a falta quanto o excesso são fatores de riscos;

Riscos Químicos Graxa; Combustíveis, óleos e solventes; Monóxido de carbono expelido pelo cano do veículo, vapores de gasolina entre outros


Riscos Biológicos Vírus; Bactérias Parasitas e etc.

Risco de Acidentes Todos aqueles relacionados com as condições do veículo (ex.: motor, freios e etc) E relacionados às condições das estradas, como a pavimentação, iluminação e etc. Bem, nesse momento relacionamos alguns dos riscos, mas vamos dar alguns conselhos importantes que podem salvar sua vida: Verifique a distribuição de carga em seu veículo para garantir uma maior estabilidade; Verifique os instrumentos, retrovisores e acessórios necessários a uma boa condução; Tenha certeza que o veículo está em boas condições de uso, com revisões em dia e etc. Ande dentro dos limites das vias e mantenha sempre uma distância segura dos outros veículos; Não fale ao celular e procure não se distrair na sua atividade; Sabemos que é proibido dirigir sob efeito do álcool, além de estar infringindo a lei, você estará colocando você e as outras pessoas em risco.

Fica a dica: Como forma de estímulo a não consumir álcool, vamos ler esse trecho do Artigo 306 da Lei 9.503 de 1997: “Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. “

É preciso ser um motorista de caminhão que utilize a direção defensiva e busque a segurança de si e de todos a sua volta. Até a próxima!

36 visualizações0 comentário
bottom of page